Dr. Alessandro Guedes

PREVENÇOES

♦ CÂNCER DE PELE

O câncer de pele é o mais comum dentre todos os cânceres do ser humano. Todos os pacientes mas sobre tudo os de pele clara, com história pessoal ou familiar de câncer de pele e com presença de inúmeros sinais devem se preocupar com o auto exame da pele. Se diagnosticado enquanto ainda não invadiu profundamente a pele, o câncer de pele pode ser curado.

Quando fazer?
O autoexame deve ser feito ao menos uma vez ao mês pelos pacientes com maior risco para câncer de pele. A avaliação dermatológica específica deve ser feita a cada 6 meses ou sempre que alterações forem percebidas no autoexame.

O que procurar?
• Manchas pruriginosas (que coçam), descamativas ou que sangram
• Sinais ou pintas que mudam de tamanho, forma ou cor
• Feridas que não cicatrizam em até 4 semanas
A regra do ABCD deve ser aplicada pelos pacientes para avaliação dos sinais ( pintas):
A- Assimetria - uma metade diferente da outra
B- Bordas irregulares - contorno mal definido
C- Cor variável - várias cores numa mesma lesão: preta, castanho, branca, avermelhada ou azul
D- Diâmetro - sinais maiores que 6 mm têm maior chance de serem câncer de pele

Como fazer?
Poste-se em frente a um espelho, e examine todo seu corpo de frente e de costas e os lados direito e esquerdo. Áreas mais escondidas como axilas, palmas das mãos, planta dos pés, glúteos e genitália também devem ser observadas.

Atenção:
Caso encontre qualquer diferença ou alteração, procure orientação médica. Evite exposição ao sol das 10h às 16h e utilize sempre filtros solares com fator de proteção 30 ou mais alto, além de chapéus, guarda-sóis e óculos escuros.